sexta-feira, 30 de junho de 2017

10x10 no Largo de São Domingos

Tema 3: Objectos do domínio público
Pedro Loureiro

Foi num dia de muito sol e muito calor que se fechou a última sessão do Primeiro Módulo (pequenas histórias) do 10x10. O largo é conhecido pelo Massacre aos Judeus em 1506, pela Igreja de São Domingos que não esconde as marcas do incêndio de 1959, pela célebre Ginginha (aberta desde 1840) sempre cheia de gente e pelo seu constante movimento de estrangeiros.


O primeiro exercício lançado pelo Pedro era simples: desenhar objectos do largo que tenham ou tivessem utilidade para o público em geral e fazer pequenas legendas, dando um verbo a cada um. Este é daqueles exercícios que nos obriga a parar, observar, desenhar e questionar sobre o que nos rodeia.


De todos os objectos desenhados no exercício anterior, escolher apenas um e analisá-lo factualmente: há quanto tempo está no largo? Qual a sua utilidade? Quem o usa? Como funciona? Pois claro que, no meio de tanta arquitectura e de tanta gente, optei pelo objecto mais fácil de desenhar para mim.


Pergunta principal para o terceiro exercício: qual a relação das pessoas com o objecto escolhido? Quando desenhei a oliveira já ninguém queria saber dela, pois à noite ela deixa de ser útil para os "habitantes" do largo. Mas anda assim, não me faltaram palavras para escrever sobre ela!

Sem comentários:

Enviar um comentário