sexta-feira, 26 de maio de 2017

10x10 no Palácio da Ajuda

Tema 2: Objectos de museu
Nélson Paciência

Toda a sua arquitectura exterior pouco revela aquilo que o seu interior oferece aos seus visitantes. No cima da Tapada da Ajuda encontramos um Palácio, mas não como aqueles que viviam nos meus sonhos de criança ou contados pelos livros românticos.

É um edifício branco, erguido por ordem de D. José I, mas que só ganhou vida em 1862, com a subida ao trono e a chegada de D. Luís depois da morte do seu irmão (e de toda a família) no Palácio das Necessidades. Aos 23 anos o Rei D. Luís casa-se com a D. Maria Pia de Sabóia, de quem teve dois filhos: D. Carlos I de Portugal e D. Afonso, duque do Porto.

Nunca tinha estado num Palácio a sério, por isso fiquei bastante entusiasmada quando soube que a segunda sessão iria ser aqui! Afinal o que poderia correr mal num lugar tão mágico como este?


A proposta do Nélson para este primeiro exercício tinha o seu "quê" de engraçado: desenhar peças/mobília de uma das divisões do Palácio e escrever sobre elas como se estivéssemos a conversar com uma pessoa cega! Enquanto desenhava as peças imaginava como é que uma rainha adolescente, ainda com tanto para aprender, se comportaria num espaço como este! É claro que toda a descrição feita nestas páginas é consequência dessa imaginação!


No segundo exercício deveríamos ter escolhido uma divisão para desenhar e criar uma narrativa em que nós fôssemos uma das personagens da história ou apenas observadores invisíveis. Demorei imenso tempo para encontrar o lugar perfeito para desenhar, mas sobretudo para criar a narrativa. Não desenhei o espaço como o Nélson havia pedido. Apenas pequenas peças usadas pela Rainha no seu quotidiano nesta sala que lhe era tão especial por aqui ter nascido o seu primeiro filho.

Deliciei-me a compor estas duas duplas páginas. Se mais tempo me tivessem deixado ficar no Pálacio da Ajuda, mais páginas teria gasto (com todo o prazer) a desenhar, a imaginar, a escrever e a criar!

Sem comentários:

Enviar um comentário