quarta-feira, 24 de maio de 2017

10x10 na Redacçao do Diário de Notícias

Tema1: Objectos pessoais
Mário Linhares

Haveria melhor pessoa para iniciar o 10x10 em Lisboa? Não.
Haveria melhor local para a primeira sessão? Não.

Enchemos a redacção do Diário de Notícias (DN), um dos jornais mais populares do país. Éramos muitos, mas não o suficiente para distrairmos os jornalistas, que estavam concentrados com a chegada do Papa a Fátima, a participação do Salvador no Eurovisão e o final do campeonato.

Assim como todos os outros participantes, não sabia que propostas iriam ser colocadas pelo Mário. Mas estava ansiosa por começar, pois (a pedido dele) levava comigo um objecto que me é muito querido e também apetecível para se desenhar! Estava curiosa para perceber como é que iríamos fazer a ligação entre o nosso objecto e o DN.


A Marina Almeida (jornalista) guiou-nos pelo open space da redacção e deu algumas dicas de como se deve formar o corpo de uma notícia, partilhando connosco a sua experiência em campo. O que ver, o que escutar, o que apontar, como se aproximar, como descrever o cheiro, o toque e o ambiente. Nós, desenhadores, fazemos tudo através do desenho. Eles, jornalistas, fazem tudo através das palavras. Como misturar tudo isso nos nossos cadernos? 
Para nos facilitar o trabalho, o Mário mostrou-nos exemplos de páginas de cadernos seus: pareciam artigos escritos e desenhados à mão. O corpo da notícia, com títulos chamativos, estava organizado em caixas e entrava pelo desenho adentro de forma tão natural que parecia fácil de se fazer!


O traço fluiu-me facilmente quando desenhei o meu objecto. É meu. Conheço todos os seus pormenores e sei o que valeria a pena desenhar ou não. No segundo exercício tivemos de trocá-lo com outra pessoa. E como se não bastasse, tivemos de o desenhar no ambiente da redacção e criar um artigo que ligasse os dois desenhos! O que poderia ter uma medalha de Santa Verónica a ver com o open space de um jornal? Levei imenso tempo a compor a página por não saber como fazer essa ligação em tão pouco tempo…

Sem comentários:

Enviar um comentário